Como gerir produtos para fomentar o marketing boca a boca

Em maio do ano passado, no meu post inaugural para o UXBlog da Locaweb, escrevi sobre a curva de funcionalidades de Kathy Sierra:

Kathy Sierra, uma reconhecida instrutora de programação e de experiência do usuário, apresenta em seu blog a “Curva de Funcionalidades” abaixo:

Curva de Funcionalidades

Nessa imagem fica claro algo que já percebemos de forma intuitiva. À medida que adicionamos funcionalidades, corremos o risco de complicar demais o sistema a ponto de o usuário ficar tão insatisfeito que ele desiste e vai procurar outras formas de resolver o seu problema.

Algum tempo depois, em outubro do ano passado, escrevi um pouco sobre marketing boca a boca e seu poder para atrair e manter clientes.

Recentemente vi um post sobre gestão viral de produtos que une esses dois conceitos, o marketing boca a boca e a curva de funcionalidades da Kathy Sierra.

Relembrando a curva da funcionalidades:

Um conceito interessante a se adicionar a essa curva é o ponto de viralização, ou seja, o ponto onde seus usuários começam a falar com outras pessoas sobre seu produto:

Pois bem, há duas formas de se atingir esse ponto de viralização. Um deles é melhorando a performance de seu produto:

Por performance devemos entender não só rodar rápido, mas estar disponível sempre.

e a outra é melhorando a usabilidade:

Por meio da usabilidade é possível até incluir mais funcionalidades, sem sobrecarregar o seu produto.

Por isso, se você quer melhorar seu produto, e acho que esse é o objetivo de qualquer pessoa que cuida de um produto, melhore sua performance e sua usabilidade. Fazendo isso você poderá até atingir o ponto de viralização, onde seus usuários vão ajudar a vender mais o seu produto!

Gostou do assunto? Veja outros posts sobre gestão de produtos.

Be the first to like.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *