Quão competitivo é seu mercado?

Será que um determinado mercado está dominado por uma ou duas empresas? Ou será que esse mercado é bastante competitivo? O mercado de sistemas de busca está concentrado no Google, ou há espaço para competição? E o mercado de browsers?

Para ajudar a responder essas questões existe o Índice de Herfindahl-Hirschman ou simplesmente HHI, um conceito econômico muito aplicado para análise de concorrência e de questões anti-truste.

A lógica por trás desse índice é bem simples. Basta calcular a soma dos quadrados da participação percentual de mercado de cada um dos 50 maiores competidores desse mercado. Essa soma é o HHI. Quanto maior a soma, mais concentrado está o mercado. Quanto menor a soma, mais competitivo está o mercado.

Imagine um mercado de uma única empresa, ou seja, essa empresa tem 100% de participação do mercado. Nesse caso, o HHI desse mercado é 100 x 100 = 10.000, que é o valor mais alto possível de HHI e que denota a mais completa falta de concorrência nesse mercado. Por outro lado, imagine um mercado muito pulverizado, em que todas as empresas detêm 1% do mercado. A somatória dos quadrados da participação percentual de mercado de cada um de seus 50 maiores competidores será 50 x (1 x 1) = 50, um HHI bem baixo, se comparado com os limite superior de 10.000. O limite inferior do HHI é 0, quando o mercado é pulverizado ao extremo.

O governo americano definiu os seguintes limites de HHI:

  • Abaixo de 1000: mercado competitivo, ou seja, não há um competidor dominante;
  • Entre 1000 e 1800: mercado moderadamente concentrado;
  • Acima de 1800: mercado concentrado, ou seja, com um ou mais competidores dominiantes.

O HHI é usado como ferramenta de análise de órgãos governamentais que regulamentam mercados para avaliar se uma determinada fusão ou aquisição não irá concentrar demais um determinado mercado criando assim uma situação indesejável. Afinal, mercado sem competição costuma ter consequências bem ruins para os consumidores.

Clientes de Email

A partir de dados da fingerprint, Scott Sehlhorst preparou o gráfico abaixo ilustrando o market share de softwares de email por tipo de usuário, doméstico ou comercial.


Do gráfico acima calcula-se que o HHI de softwares de email de uso doméstico é 2254 e o HHI de softwares de email de uso comercial é 2650, seja, o mercado de softwares de email de uso comercial é mais concentrado do que o mercado de software de email de uso doméstico.

De qualquer forma, ambos estão com HHI acima de 1800, ou seja concentrados em um ou mais competidores.

Browsers e sistemas de busca

A análise ao longo do tempo do HHI nos diz como um determinado mercado está evoluindo, se ele está se concentrando ou se está se transformando em mais competitivo.

E os mercados de browsers e de sistemas de busca? Bom, o instinto nos diz que o mercado de browsers está ficando mais copetitivo, enquanto que o de buscas está cada vez mais concentrado no Google.


O gráfico acima confirma a nossa percepção de que o mercado de buscas está cada vez mais concentrado e que o mercado de browsers ainda ser bem concentrado, com HHI por volta de 5.000, há uma tendência de queda de concentração.

E o seu mercado?

Você tem dados de participação de mercado de sua empresa e de seus competidores? E dados históricos dessa participação, você tem? Se você tiver, poderá confirmar algumas percepções que já tenha sobre seu mercado ou até mesmo descobrir algo novo. Se você ainda não tem esse dados, talvez seja interessante começar a acompanhá-los. Entender a competitividade de seu mercado pode ser útil para o seu produto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *