Assista seu usuário!

Uma maneira muito poderosa para descobrir como alargar seu funil é assistindo seus usuários utilizando seu produto web. Peça para alguém que nunca viu o seu site acessá-lo, se cadastrar como usuários e usar o seu produto web. Peça para ele falar em voz alta o que estiver pensando à medida que ele navega no seu produto web. Peça para ele fazer os principais fluxos de interação de seu produto. Por exemplo, se for uma loja virtual de utensílios para cozinha, peça para ele comprar uma determinada panela e veja como ele faz isso. Isso se chama teste de usabilidade. Se conseguir fazer isso com umas oito a dez pessoas, muito provavelmente vc conseguirá insights muito úteis sobre quais as dificuldades que as pessoas têm em usar seu produto web. Se vc não conseguir assistir à pessoa usando, simplesmente pergunte para alguém que usou, como foi o a experiência de uso.

Se vc tiver oportunidade de assistir a algumas pessoas usando o seu produto, preste atenção também no que a pessoa faz imediatamente antes e imediatamente depois de usar o seu produto, pois isso poderá lhe mostrar funções que seu produto poderia ter para ajudar ainda mais seu usuário. Pode ser que antes de usar seu produto ele tenha que acessar algum outro site para buscar alguma informação para ser inserida em seu produto. Será que vc não poderia facilitar a integração com esse site? E após o uso de seu produto, seu usuário pode estar copiando e colando dados do seu produto para uma planilha Excel para fazer alguma análise que o seu produto poderia já entregar para ele.

Próximo post

No próximo post vamos falar sobre outros números importantes que precisamos conhecer de nosso produto web.

Comentários

Vc já assistiu alguém usando seu produto? O que vc descobriu? Compartilhe!

2 thoughts on “Assista seu usuário!

  1. Bom dia Joca

    A usabilidade de um website ou sistema web deve ser um dos pontos principais para dev client-side, pois é com teste simples como esse que nós conseguimos realmente galgar várias novas idéias para nossos projetos, mas não so por isso mas também aceitabilidade do projeto em várias faixas etárias.

    Excelente Post

    Grato
    Rafael

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *