Novo tópico: gestão de produtos

No post em que descrevi as diferentes áreas de conhecimento necessárias para se criar um produto web, eu havia comentado que:

Duas dessas áreas de conhecimento vc não pode terceirizar: gestão de produto e gestão de projeto. A gestão de produto é a que olha para fora, a que descobre pessoas com problemas que precisam ser resolvidos, descobre que problemas são esses e qual desses problemas vale a pena resolver. Essa é sua principal função e não tem como terceirizar. A gestão de projeto é a que olha para dentro, ou seja, é o que garante que todas as peças (software, site, design, marketing, campanha, produto, etc/) estão em sincronia. Tb tem que ser interno, não dá para terceirizar.

Dada a importância dessas duas áreas de conhecimento, resolvi começar uma nova série de posts sobre esses dois temas que, apesar de distintos, costumam ser coordenados pela mesma pessoa, o fundador da startup ou o gerente de produto em uma empresa estabelecida. Aliás, muitos fundadores de startups americanas foram antes gerentes de produto em empresas estabelecidas de internet.

Essa função de gerente de produtos é bastante conhecida nas empresas de internet americanas. Aqui no Brasil já está começando a se popularizar, à medida que aparecem cada vez mais empresas de internet que desenvolvem seu produto localmente. Na Locaweb a função de gerente de produtos existe desde quando eu entrei na empresa, em 2005, inicialmente fazendo um papel mais de coordenação de projeto e, depois, fazendo tb a descoberta de novos produtos.

Para falar sobre esse tema, convidei o Dov Bigio, que trabalha comigo na Locaweb e mantém o Guia do Gerente de Produtos 2.0. A partir da semana que vem começaremos essa nova série de posts, que estarão na categoria Gestão de Produtos. Além dessa série de posts, continuarei postando tb sobre a evolução das experiências que tenho feito no ContaCal e informações relevantes sobre startups.

Espero que curtam o novo tema! 🙂

6 thoughts on “Novo tópico: gestão de produtos

  1. Joca e Dov,

    Ao tentar acessar o site do Guia do Gerente de Produtos 2.0 eu recebi esta mensagem de erro: “Error establishing a database connection”!

    Abraço.

  2. Oi Fabiano,

    Este post saiu justo na semana que estou migrando meu blog de provedor (estou trazendo para a Locaweb), e tive problemas nesta migração pq o provedor de origem perdeu alguns dados. Estou trabalhando pra recuperar o blog e nos próximos dias ele volta para o ar. Aviso por aqui!

    Abs
    Dov

  3. É um tema muito interessante, vou ficar antenado com as publicações.

  4. Oi Vinicius,

    Legal que gostou! Se tiver algum tema específico que queira ver, é só dizer.

    Abs,
    Joca.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *