Dicas de liderança para um gestor de produto

Um gestor de produtos tem a difícil tarefa de liderar a evolução do produto sem ser “chefe” de ninguém, ou seja, ele deve convencer a todas as pessoas que trabalham com seu produto de que o caminho que ele definiu para o produto é o mais adequado. Em vários textos sobre gestão de produtos encontramos que o gestor de produtos é o CEO do produto. Não gosto muito dessa analogia pois um CEO, em última instância, tem ao seu dispor a liderança direta de todas as pessoas da empresa. Por outro lado, um gestor de produto trabalha em uma relação matricial, ou seja, não tem liderança direta de nenhuma das pessoas envolvidas com o produto. Aliás, esse é um excelente exercício de liderança e uma qualidade extremamente importante para um gestor de produtos: liderar sem ter a “chefia” organizacional.

A meu ver existem duas dicas principais que um gestor de produto, ou qualquer líder, deve se lembrar para liderar de forma eficiente, uma estratégica e outra tática:

Setar o contexto

Do ponto de vista estratégico, o gestor de produtos tem a obrigação de entender, comunicar e explicar o contexto onde o que está sendo trabalhado se insere. Ajudar o time a entender onde o produto se insere na estratégia da empresa e no mercado. Como os clientes utilizam o produto e o que esses clientes esperam do produto. Qual o objetivo do produto para o cliente e para a empresa. Como uma determinada feature, ou seja, um novo desenvolvimento que o gestor de produto pede para o time se insere no produto e na estratégeia desse produto.

Remover impedimentos

Remover os impedimentos é fundamental para que as pessoas do time possam desenvolver o produto. Isso é importante para poder ter aquela gostosa sensação de progresso, de que estamos fazendo algo, construindo algo. Recentemente li o artigo “What Really Motivates Workers” (O que motiva os trabalhadores) na Harvard Business Review que mostra uma informação importante. Fizeram um estudo para encontrar o que acontece em um excelente dia de trabalho. A resposta, em uma palavra: progresso.

Pesquisa que mostra o que é um bom dia de trabalho

O conselho no final do artigo resume bem a segunda dica:

Evitar escrupulosamente o que estiver impedindo o progresso, evitar alterar objetivos autocraticamente, evitar indecisões, ou segurar recursos. Eventos negativos geralmente têm um efeito maior sobre as emoções, percepções e motivações das pessoas do que os positivos, e nada é mais desmotivador do que um revés – o tipo mais proeminente de evento nos piores dias dos trabalhadores do conhecimento.

Resumindo

Apesar de esse artigo ser bem curto em comparação aos outros que tenho escrito mas, mesmo assim, vou fazer um resumo pois acha essas dicas essenciais para qualquer líder, incluindo gestores de produto, por isso que repeti-las mais uma vez. Para ser um bom líder, deve-se:

  • Setar contexto
  • Remover impedimentos

Comentários

E vc, que outras dicas de liderança vc utiliza no seu dia-a-dia?

10 thoughts on “Dicas de liderança para um gestor de produto

  1. Pingback: Não desperdice tempo buscando culpados | Guia da Startup

  2. Joca,

    Tentei colocar meu email (jayrmotta@gmail.com) no campo para receber a newsletter mas recebo a mensagem “Não é um email válido”, deve ter algo errado com a máscara/validação desse campo.

    Abs,
    Jayr Motta

  3. Oi Jayr,

    Que estranho… Acabo de olhar na lista de emails e seu endereço consta da lista.

    Chegou a funcionar para depois?

    Abs,
    Joca.

  4. Oi Douglas,

    Que legal que vc está gostando! Se tiver dúvidas ou sugestões de temas para eu abordar aqui, fique à vontade para me contactar aqui ou no meu email jtorres (at) jig.com.br.

    Abs,
    Joca.

  5. Pingback: Planejando e preservando cultura organizacional | Guia da Startup

  6. Oi Joca! Gostei demais das dicas!

    Estou procurando mais informações com relação à liderança e organização dentro da empresa e essas dicas caíram muito bem =)

    Li o Guia da Startup (algumas partes) e gostei muito do que você expôs lá, principalmente a grande realidade das startups que não fazem parte dos 0,1% cobertos pela mídia. Show de bola!

  7. Pingback: O que é e como criar a visão e a estratégia do produto? | Guia da Startup e da Gestão de Produtos de Software

  8. Pingback: Roadmap = motivação + métrica | Guia da Startup e da Gestão de Produtos de Software

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *