É muito fácil um gestor de produtos ver sua agenda repleta de reuniões, com pessoas de diferentes áreas para tratar dos mais diversos assuntos: backlog do produto, atendimento, comunicação de marketing, problemas operacionais, revisão de previsão de crescimento, questões jurídicas, cobrança, régua de comunicação, etc., etc., etc.
Isso acontece pois o gestor de produto deve cuidar de seu produto por inteiro. Para o usuário de seu produto, não existe o produto, o financeiro, o jurídico, o atendimento, a cobrança. O usuário enxerga tudo isso como parte do produto que vc cuida, e vc deve sim se importar com tudo isso. Contudo, se importar não significa que vc deve ir a todas essas reuniões. Se vc fizer isso, poderá tirar o foco do que é mais importante para o seu produto. Vc, como gestor de produtos, deve focar seu tempo em:
- Com quantos clientes e usuários vc falou essa semana?
- Vc tem uma estratégia e uma visão de longo prazo para o seu produto?
- Como está e quais as últimas mudanças no cenário competitivo de seu produto?
- Que insights vc teve sobre o seu produto essa semana?
- Vc sabe qual a motivação e a métrica de cada item de seu roadmap?
- Que novas tecnologias vc vê aparecendo que podem influenciar ou mesmo competir com o seu produto?
- Que novas habilidades vc está procurando aprender?
As reuniões que eu mencionei mais acima são importantes, e vc deve procurar participar delas se puder. Contudo, vc terá muito pouco a contribuir para essas reuniões se vc não se focar nos 7 itens que eu listei acima. Procure bloquear um tempo em sua agenda para focar nisso, e vc verá como sua participação nas reuniões será muito mais útil.
Pingback: Principais características de um gestor de produtos | Guia da Startup