O que fazer se na sua empresa tiver gestor de produto e product owners?

No artigo anterior comentei sobre como gestor de produtos e product owners são lados distintos da mesma moeda. Enquanto a função de gestor de produtos está preocupado em fazer o melhor produto de software, o product owner está preocupado em fazer melhor o produto de software, ou seja, está preocupado com o processo de desenvolvimento do produto.

Conheço alguma empresas que têm essa separação de papéis em pessoas distintas e que, ao lerem o artigo anterior dizendo que esses papéis devem se executados pela mesma pessoa, podem pensar que estão com sobre de gente… :-O

Minha recomendação para esses casos:

  • não seja radical: não saia demitindo pessoas achando que há sobreposição de papéis. É preciso um olhar mais cuidadoso pois outras funções podem estar faltando na sua organização.
     
  • marketing de produtos: provavelmente está faltando uma pessoa cuidando do marketing de produto, que é tem objetivos complementares, mas bem diferentes do gestor de produto.
     
  • análise o que está sendo feito hoje: é provável que o seu gestor de produtos, às vezes chamado de gestor de negócios, está fazendo mais coisas de um gestor de marketing de produto. Nesse caso pode ser interessante essa pessoa passar a ser marketing de produtos de fato e deixar as atividades de gestor de produto que eventualmente esteja fazendo para o product owner, que poderá assim assumir a gestão de produtos.
     
  • use um próximo produto para experimentar com a nova divisão de papéis: outra forma de experimentar com essa nova divisão de papéis e responsabilidades é usá-la somente num novo produto. Quando vc estiver pensando em fazer um novo produto, experimente essa nova divisão de papéis e veja como esse produto evolui. Se der certo, vc pode estender para outros produtos existentes.
Be the first to like.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *