Saiu a 3ª edição do livro Gestão de Produtos

Ficou pronta hoje a 3ª edição do meu livro “Gestão de Produtos, Como aumentar as chances de sucesso do seu software“. E como presente de lançamento, aqui vai um cupom de 10% de desconto (JocaCDC10).

Changelog

A primeira edição em português deste livro é de 2015. Escrevi uma versão atualizada em 2017. Apenas três anos se passaram desde a sua versão mais recente. No entanto, o aprendizado é um esforço contínuo. Continuo aprendendo com minhas experiências diárias e publiquei o que aprendi no LinkedIn. Agora, decidi não apenas traduzir meu livro para o inglês, mas também atualizar o conteúdo de 2017 com meus aprendizados desde então.

Neste Changelog, registro o que mudou desde a edição de 2017:

  • Estou usando software, produto e produto digital de forma intercambiável. Para o contexto deste livro, esses termos são equivalentes.
  • Atualizei as estatísticas ao longo do livro, para manter os dados relevantes, com comentários sobre a evolução dos dados.
  • Paulo Caroli teve a gentileza de escrever o prefácio desta terceira edição! (=
  • Mais exemplos, não apenas da Locaweb e Conta Azul, mas também do Gympass, um marketplace de três lados que conecta parceiros de fitness a empresas e seus funcionários. No Gympass, liderei uma equipe de desenvolvimento de produtos, juntamente com Rodrigo Rodrigues e Claudio Franco. Temos o desafio de criar um produto global usado por parceiros, empresas e usuários de fitness em todo o mundo. Como somos líderes nesta categoria, temos o desafio adicional de ser os primeiros a enfrentar certos problemas, o que é bastante empolgante.
  • No capítulo “O que é um produto digital?”, descrevo a diferença entre empresas digitais e tradicionais e apresento o conceito de empresas tradicionais que já nasceram digitais. É muito importante para um gerente de produto entender com que tipo de empresa e produto ele está lidando, para saber como desempenhar melhor seu trabalho.
  • Também no capítulo “O que é um produto digital?”, descrevo uma maneira diferente de categorizar plataformas. Além de toda categorização que já apresentei na 2ª edição, podemos categorizar plataformas como plataformas de transação ou de inovação.
  • Em “Dicas de liderança para gerentes de produto”, adicionei mais informações sobre porque é tão importante definir o contexto, e alguns exemplos de obstáculos que um gerente de produto pode remover para sua equipe.
  • Adicionei um novo capítulo intitulado “Dois hacks para promover e fortalecer sua cultura de produto digital” onde conto um pouco de minha experiência em gerir produtos em uma empresa que não tinha cultura de produto digital e o que fiz para ajudar a promover e fortalecer essa cultura.
  • Adicionei a seção “Foco no problema vs foco na solução” ao capítulo “Inovação: foco no problema” com alguns exemplos práticos de soluções simples encontradas quando se foca em entender bem o problema.
  • No capítulo “Crescimento: o que é um roadmap?”, adicionei uma seção inteira descrevendo uma ferramenta que utilizo com sucesso na Conta Azul e Gympass, o rolling roadmap de 12 meses.
  • Também no capítulo “Crescimento: o que é um roadmap?”, adicionei uma seção inteira sobre quando usar OKRs e quando usar roadmaps.
  • No capítulo “Crescimento: como priorizar o roadmap?”, adicionei mais informações sobre como lidar com solicitações especiais, especialmente se você gerencia um produto digital B2B com grandes clientes.
  • Adicionei uma seção de exemplo em “O que é e como criar a visão e a estratégia do produto?” para ilustrar diferentes tipos de visões de produtos digitais, incluindo uma visão hipotética do produto digital do banco, e três visões reais do produto: visão de produto da Locaweb E-mail, visão de produto da Conta Azul e visão de produto da Gympass.
  • Na seção SWOT de “O que é e como criar a visão e a estratégia do produto?”, adicionei mais técnicas para ajudar você a preencher um SWOT mais útil para dar suporte ao design da sua estratégia de produto.
  • Adicionei um novo capítulo intitulado “Crescimento: reunindo tudo – visão, estratégia, roadmaps e OKRs”, onde explico como usar juntas as diferentes ferramentas que devem ser usadas durante a fase de crescimento de um ciclo de vida de produto digital – visão, estratégia, roadmap e OKRs.
  • Adicionei um capítulo intitulado “Projetos vs problemas”, onde explico o que acontece nos ciclos de planejamento, principalmente nos ciclos anuais, quando acabamos nos focando em fazer uma lista de projetos e nos esquecemos de que problemas queremos resolver com aqueles projetos.
  • Adicionei um capítulo intitulado “Crescimento: como gerenciar produtos durante crises”, onde conto qual é o papel de um gestor de produtos em uma crise.
  • Adicionei uma nova seção sobre as diferentes opções para expandir um mercado no capítulo “Como diversificar seu portfólio de produtos?”.
  • No capítulo “Foco ou diversificação?”, adicionei uma seção explicando quando e como usar o ciclo de vida de quatro fases para os recursos individuais do seu produto.
  • Adicionei duas novas seções ao capítulo “O problema da TI”. Uma sobre a ThoughtWorks, uma empresa de consultoria de desenvolvimento de software conhecida por estar sempre um passo à frente na indústria de software, sugerindo que apliquemos o gerenciamento de produtos a plataformas internas. E a outra sobre a “falácia do cliente interno”, onde questiono o conceito normalmente utilizado em algumas organizações de cliente interno ou usuário interno ao discutir o trabalho realizado entre as áreas.
  • No capítulo “Onde está o gerenciamento de produtos de software em uma empresa?”, adicionei uma seção explicando como um gerente de produto pode ganhar mais autonomia.
  • Na “Conclusão”, adicionei uma seção para explicar como fazer uma mudança de carreira para gerenciamento de produtos.

Boa leitura! \o/

Be the first to like.

2 thoughts on “Saiu a 3ª edição do livro Gestão de Produtos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *