Mentoria é uma via de mão dupla

A mentoria é uma das responsabilidades mais importantes de um head de produto: ajudar sua equipe a se desenvolver. Como já disse, entre 10% a 40% do tempo do head de produto deve ser focado em ajudar as pessoas de sua equipe a se desenvolverem. Quem me conhece sabe que gosto de termos claramente definidos, então aqui está a definição de mentoria da Wikipedia:

“A mentoria é um processo de transmissão informal de conhecimento, capital social e apoio psicossocial percebido pelo receptor como relevante para o trabalho, carreira ou desenvolvimento profissional; mentoria envolve comunicação informal, geralmente face a face e durante um período, entre uma pessoa que é percebida como tendo maior conhecimento, sabedoria ou experiência relevante (a mentora) e uma pessoa que é percebida como tendo menos (a mentorada)”.

A partir dessa definição, fica clara a natureza unidirecional da mentoria, ou seja, o conhecimento flui da pessoa “mentora” para a “mentorada”.

Recebi e dei orientação durante toda a minha carreira. Mesmo quando era estudante, dava e recebia orientação. Eu acho que alguém recebe orientação desde que nasce. Desde o início da minha carreira, tive a oportunidade de dar orientação às pessoas que lidero e, mais recentemente, tenho sido convidado a orientar empresários e gestores de produto para ajudá-los nas próximas etapas de seus empreendimentos e de suas carreiras. Fico muito feliz em saber que posso ajudar alguém compartilhando minha experiência.

Uma via de mão dupla

No entanto, minha experiência como mentor me mostrou que a definição da Wikipedia está incompleta. Wikipedia define mentoria como transmissão de conhecimento. Meu entendimento é que a mentoria é mais do que uma transmissão de conhecimento. É uma troca de conhecimento. Mesmo considerando que uma das pessoas envolvidas no processo de mentoria é mais experiente em determinado aspecto, tópico ou área, a outra pessoa pode ter experiência e conhecimento em outro aspecto, tópico ou área que pode trazer novos insights. Ou a outra pessoa pode usar sua novidade no tema em que está recebendo mentoria para trazer uma nova perspectiva que o mentor não percebeu.

Portanto, da próxima vez que você estiver em uma situação de mentoria, especialmente se estiver na posição de mentor, pense nisso como uma troca de conhecimento, capital social e apoio psicossocial relevante, útil e valioso tanto para o mentorado quanto para o mentor. Tenho a impressão de que você vai gostar ainda mais de sua próxima sessão de mentoria.

Resumindo

  • Mentoria é um dos papéis mais importantes de um head de produto. É através da mentoria que um head de produtos ajuda seu time a se desenvolver.
  • Mentoria é uma via de mão dupla. A pessoa no papel de mentora deve estar aberta a novos aprendizados vindos de suas sessões de mentoria com sua mentorada.

No próximo capítulo vamos entender um pouco mais sobre cultura, quais valores são essenciais para uma empresa ter produtos de sucesso e o papel do head de produto na criação e manutenção da cultura da empresa.

Liderança de produtos digitais

Este artigo faz parte do meu mais novo livro, Liderança de produtos digitais: A ciência e a arte da gestão de times de produto, onde falo sobre conceitos, princípios e ferramentas que podem ser úteis para quem é head de produto, para quem quer ser, para quem é liderado por ou para quem tem uma pessoa nesse papel na empresa. Você também pode se interessar pelos meus outros dois livros:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *