logo-gyacologo-gyacologo-gyacologo-gyaco

  • Treinamento
  • Consultoria
  • Artigos
  • Livros
  • Newsletter
  • Testemunhos
  • Clientes
  • Sobre
            No results See all results
            ✕
                      No results See all results
                      Precificação: ciência e arte (3/3)
                      28 de junho, 2010
                      Muitas oportunidades, poucos recursos, o que fazer?
                      12 de julho, 2010

                      9 de cada 10 novos produtos falham

                      5 de julho, 2010

                      O processo de desenvolvimento de um novo produto em uma empresa já estabelecida tem semelhanças e diferenças com o processo de criação de uma nova empresa, ou uma startup como são chamadas as novas empresas nos EUA.

                      As principais diferenças são:

                      • Numa empresa já estabelecida há todo o suporte tanto financeiro quanto de pessoas da empresa para desenvolvimento de um novo produto enquanto numa startup é necessário encontrar o dinheiro e pessoas dispostas participar da nova empresa com todos os riscos envolvidos.
                      • Por outro lado, como a empresa já está estabelecida, a prioridade é, ou pelo menos deveria ser, o cliente e o produto existentes, que é o que garante a sobrevivência da empresa, já numa startup o foco é o novo produto já que a empresa não tem nada.

                      Já a semelhança está no processo em si:

                      Desenvolvimento de produtos

                      Desenvolvimento de produtos

                      Acabo de encontrar uma apresentação de Steve Blank, um empreendedor em série do Silicon Valley que fundou 8 empresas de tecnologia em 21 anos e hoje é consultor, professor e escritor sobre empreendedorismo.

                      Nessa apresentação ele começa apresentando um estatística que, na minha opinião, é mais forte semelhança entre o processo de desenvolvimento de um novo produto em uma empresa já estabelecida e o processo de criação de uma startup:

                      Mais startups falham por falta de clientes do que por falha no desenvolvimento do produto.

                      No seu blog ele comenta que 9 de cada 10 startups falham o que me parece ser uma estatística válida também para novos produtos desenvolvidos em empresas já estabelecidas.

                      E por que isso acontece? Porque o foco do processo de desenvolvimento de produtos tradicional está voltado o lançamento do produto, deixando de lado o que Steve chama de Processo de Desenvolvimento de Cliente, ou seja, descobrir se esse produto que está sendo desenvolvido atende uma necessidade real do cliente. É o que Marty Cagan, ex-VP de Produtos do eBay e atualmente consultor de gestão de produtos, chama de Product Discovery.

                      Na apresentação abaixo, Steve Blank mostra como é o Processo de Desenvolvimento de Cliente e como ele se encaixa no desenvolvimento ágil de software.

                      Customer Development at Startup2Startup

                      View more presentations from steve blank.

                      Vale a pena ver também uma série de 9 vídeos de uma aula do Steve em Stanford. O 7º vídeo da série ilustra bem o Processo de Desenvolvimento de Cliente:

                      Por isso, se você não quer que seu produto falhe, quer você seja parte de uma startup ou de uma empresa já estabelecida, vá pra rua e teste suas idéias com clientes reais. Só assim seu produto poderá deixar de ser parte dessa triste estatística.

                      Share

                      Let's talk!

                      If you believe my experience can be useful to you and your company, please contact me through email or WhatsApp, and we can discuss how I can help.

                      Copyright 2026 Gyaco - All rights reserved / Direitos Reservados
                                  No results See all results
                                  • No translations available for this page