logo-gyacologo-gyacologo-gyacologo-gyaco

  • Home
  • Treinamentos
  • Serviços
  • Artigos
  • Livros
  • Newsletter
  • Testemunhos
  • Sobre
            No results See all results
            ✕
                      No results See all results
                      ThoughtWorks finally moves “product over project” from trial to adopt!
                      29 de novembro, 2015
                      TOP 10 2015
                      1 de janeiro, 2016

                      E se a gente parar de tratar desenvolvimento de software como projeto?

                      2 de dezembro, 2015

                      Quando tratamos o desenvolvimento de software como um projeto, estamos atribuindo a ele um começo e um fim, pois todo projeto tem começo e tem fim claramente definidos. Em relação ao começo, sem problemas, todo desenvolvimento de software tem um começo claramente definido.

                      project-vs-product
                      Contudo, quando falamos de fim, desenvolvimento de software e o próprio software podem sim ter fim mas:

                      • é difícil definir quando deve ser o fim do desenvolvimento de software, já que ao colocarmos a primeira versão do software na frente dos usuários, haverá vários feedbacks que nos farão ter várias ideias de como melhorar esse software;
                      • é difícil definir quando deve ser o fim do software, pois todo software é feito para suportar um ou mais processos do negócio, visando atingir certos objetivos desse negócio, ao mesmo tempo que tb visa satisfazer necessidades dos usuários do software. Enquanto esses processos existirem, e o software ajudar a atingir os objetivos do negócio e a satisfizer as necessidades dos usuários desse software, não há porque terminar o software.

                      Sendo assim, ao contrário de um projeto, o desenvolvimento de software, e o próprio software, não têm um fim claramente definido. Quando chamamos desenvolvimento de software de projeto, somos obrigados a definir um fim para esse desenvolvimento, pois projetos têm começo e fim claramente definidos. Normalmente definimos como fim de um projeto de desenvolvimento de software a tal primeira versão do software. Mas o que acontece depois que o projeto acaba e a primeira versão do software é entregue? Não vamos fazer mais nada em relação a esse software? Ou vamos começar um novo projeto para fazer a segunda versão desse software? Se vamos começar um novo projeto para fazer a segunda versão desse software, o que fazemos com o software enquanto não começamos essa segunda versão?

                      Por isso cada vez mais as empresas têm tratado desenvolvimento de software como um processo e não como um projeto, e o software como um produto desse processo. O software é um produto, que tem começo claro, mas não tem fim claramente definido. A história de um produto é escrita ao longo da vida desse produto e o fim depende muito das decisões que são feitas ao longo desse ciclo de vida.

                      Daí a importância da gestão de produtos de software para a nossa indústria.

                      Share
                      by tonica.tech
                      Copyright 2023 Gyaco - Direitos Reservados
                                  No results See all results