Por que bônus individual não funciona para times de produto?

É razoavelmente comum a pessoa CTO ou CPO receber o pedido da pessoa CEO para criar algum tipo de bonificação individual para o time de desenvolvimento de produtos. Tenho ouvido esse tipo de questionamento com certa frequência em algumas sessões de mentoria que faço. Algo na linha de “precisamos medir as pessoas e premiá-las de acordo com seu desempenho individual, quero implementar a cultura Ambev”. Normalmente essa citação da Ambev vem pelo fama da cultura forte e agressiva de obtenção resultados a partir de metas individuais dessa empresa.

Boa parte das pessoas CEO que conheço têm um background na área de vendas. As que não têm, muito provavelmente têm o tema vendas no topo da lista de prioridades. Pessoas de times de venda são normalmente remuneradas com um salário base mais comissão sobre as vendas, comissão essa de caráter individual. Ou seja, é muito fácil, mês a mês, identificar quem são as pessoas vendedoras com melhor e pior contribuição para a empresa baseado em seus resultados de vendas, e compensar os melhores resultados individualmente por meio da comissão de vendas, e trabalhar as pessoas com pior performance. Sendo assim, é bastante natural pensar em usar essa dinâmica de reconhecer e premiar individualmente baseado nesses resultados individuais para todas as pessoas de uma empresa, incluindo os times de desenvolvimento de produto.

Trabalho em equipe

Contudo, em times de desenvolvimento de produto temos pessoas com diferentes funções, engenharia, design de produto e gestão de produto. Essa diversidade de funções é essencial para a criação de produtos de sucesso. Por isso o resultado do time é do time, é resultado de um trabalho em equipe. Resultados individuais são incompletos. De nada adianta a pessoa gestora de produtos definir o que será feito para atingir determinado resultado e resolver determinado problema da cliente, se a product designer não ajudar nessa definição, trazendo seu conhecimento de experiência do usuário e de design de interação e se as pessoas de engenharia não ajudarem nessa definição e construírem o que foi definido. Por esse motivo não faz sentido a bonificação individual.

Bonificação individual vs de equipe

Mesmo a Ambev, que sempre teve uma cultura forte de atingimento de metas individuais, tem mudado. Em uma entrevista de 2017 para a revista Época Negócios, Fabio Kapitanovas, então vice-presidente de gente e gestão da Ambev, disse que:

A empresa tem buscado aumentar a colaboração entre os funcionários — as metas começaram a incluir variáveis coletivas e não apenas individuais. Hoje, o bônus depende dos resultados individuais, da área e da empresa. Mudamos isso para as pessoas terem incentivo de colaborarem mais entre si.

Em conversa com Ricardo Okino, especialista e consultor de vendas, com passagens por Linx, Conta Azul e Vitta, ele comentou que algumas empresas já estão também revendo seu plano de remuneração para equipes comerciais com o objetivo de, além da comissão, que é uma bonificação individual, incluir também metas de time e da empresa como parte da remuneração ou como acelerador. É uma maneira de premiar uma pessoa pelos seus resultados individuais e, ao mesmo tempo, incentivar comportamentos de trabalho e colaboração em grupo.

Como então reconhecer e premiar o indivíduo?

Em equipes comerciais, mesmo nas que adotarem parte da bonificação sendo baseada em resultados de equipe, é razoavelmente simples e objetivo avaliar a performance individual.

Já em times de desenvolvimento de produto os resultados não aparecem somente pelos esforços individuais. Cada pessoa do time tem que fazer bem sua parte para que o resultado aconteça. Numa situação como essa, como reconhecer e premiar individualmente cada pessoa do time? Primeiro é preciso saber como avaliar pessoas de um time de desenvolvimento de produto. Para isso devemos olhar dois componentes, o “o quê” e o “como”, ou seja, qual resultado foi atingido pelo time e como a pessoa contribuiu para o atingimento desse resultado.

Analisando o “o quê”, se for esperado um determinado resultado do time, pode fazer sentido algum tipo de bonificação para todo o time pelo resultado atingido se tiver sido superior ao resultado esperado. Normalmente esse tipo de bonificação pode ser definida de duas formas:

  • algo igual para todos como, por exemplo, um jantar, uma viagem ou mesmo premiação em dinheiro. Esse tipo de bonificação ajuda a reforçar o senso de time.
  • alguma premiação baseada em múltiplos do salário. Nesse caso, já estaremos fazendo algum tipo de premiação individual, dado que o salário das pessoas de um time de desenvolvimento de produtos não é igual.

Quando analisamos o “como” cada pessoa do time desenvolvimento de produtos contribuiu para o atingimento do resultado é quando temos a oportunidade de pensar em como compensar individualmente cada pessoa desse time. Essa compensação pode ser feita através de aumento de salário acompanhado ou não de uma eventual promoção para o próximo passo da carreira. Esse aumento de salário impacta diretamente em qualquer bônus de equipe que seja definido para o time de desenvolvimento de produto. Se um determinado time de desenvolvimento de produtos tiver uma bonificação por atingir um determinado resultado de duas vezes o salário. Quem tem salário de X receberá 2 * X de bônus, enquanto quem tem salário de 1,25 * X receberá 2,5 * X de bônus.

Ou seja, a maneira de premiar pessoas de um time de desenvolvimento de produto de maneira individual é o própria evolução que a pessoa terá em sua carreira na empresa. Pessoas que contribuem muito para o atingimento de resultados acabam evoluindo mais rapidamente do que aquelas que contribuem pouco.

Gestão de produtos digitais

Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:

Mentoria e aconselhamento em desenvolvimento de produtos digitais

Tenha ajudado várias empresas a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.