Outro exemplo de um MVD – Minimum Viable Discovery (Descoberta Mínima Viável)

A Lopes é a maior imobiliária do Brasil, onde lidero os esforços de transformação digital. Uma nova pessoa que se juntou a gente e que veio de um site de comércio eletrônico mencionou que as notificações push do aplicativo geravam mais leads e tinham maiores taxas de conversão do que SMS e email marketing. Ficamos interessados ​​em testar essa hipótese, mas sempre com a mentalidade MVD – Minimum Viable Discovery que expliquei anteriormente.

Como poderíamos testar essa hipótese o mais rápido e barato possível? Construir um aplicativo nativo com todos os recursos do nosso site existente levaria meses. Mesmo que reduzíssemos muito o escopo, com o mínimo para entregar algum valor ao usuário, ainda levaria muitas semanas.

Como nosso site é responsivo, criamos uma solução simples para testar a hipótese. Decidimos criar um aplicativo webview, uma solução mais simples do que construir um aplicativo nativo, mesmo que o limitássemos o escopo ao mínimo.

Aliás, foi assim que o Facebook e o Linkedin também lançaram seus primeiros aplicativos móveis. Somente quando perceberam os resultados gerados por um app, e comprovaram que uma versão nativa traria ainda mais resultados, decidiram investir na construção de seus aplicativos nativos.

Aqui está o aplicativo móvel de Lopes:

Com este aplicativo móvel pudemos confirmar que a notificação push gerou mais leads e teve maiores taxas de conversão do que SMS e email marketing. Lançamos este aplicativo no início de 2021.

Já ouvi dizer que MVP não escala, é só para testar uma hipótese de solução e então, se a hipótese de solução for comprovada, devemos trabalhar para entregar a solução de forma escalável. Como em tudo relacionado ao gestão de produtos, depende! No nosso caso, até agora não tivemos a necessidade de construir uma versão nativa deste aplicativo móvel. A versão webview está funcionando muito bem para nossas necessidades e os usuários parecem estar ok com isso também. Talvez no futuro tenhamos a necessidade de construir um aplicativo nativo mas, pelo menos por enquanto, depois de mais de um ano que lançamos nosso aplicativo móvel, webview ainda não há necessidade de construir o aplicativo móvel nativo.

Você pode experimentar o Lopes App para Android ou iOS.

Resumindo

  • A mentalidade MVD – Minimal Viable Discovery é essencial para entregar resultados o mais rápido possível. Por exemplo, por que construir um aplicativo móvel nativo para testar alguma hipótese se uma visualização da web é suficiente para testá-la?
  • A afirmação “MVP não escala” não é necessariamente verdadeira. Como tudo relacionado à gestão de produtos, depende. No nosso caso, mais de um ano após o lançamento do MVP que criamos para testar nossa hipótese de Discovery Solution, nosso aplicativo webview, não tivemos a necessidade de construir um aplicativo nativo.

Mentoria e aconselhamento em desenvolvimento de produtos digitais

Tenho ajudado várias empresas a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.

Gestão de produtos digitais

Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *