Data de entrega é outra fonte de conflito entre negócios e tecnologia

Assim como discovery parece ser uma fonte de conflito entre os pessoas de negócios e as equipes de desenvolvimento de produtos, como expliquei no artigo Porque as pessoas de negócios odeiam discovery, o termo data de entrega também parece gerar alguns conflitos. Por um lado, as pessoas de negócios estão constantemente pedindo uma data de entrega para um produto ou uma funcionalidade. Por outro lado, a equipe de desenvolvimento de produtos tem muitas dificuldades em definir uma data de entrega por vários motivos. Vamos entender melhor os dois lados:

Por que precisamos de uma data de entrega

Há uma série de razões para a necessidade de ter uma data de entrega definida:

  • Alguns eventos não mudam e se o produto ou funcionalidade em que estamos trabalhando deve ser usado antes deste evento, é muito importante que esteja funcionando antes do evento. Por exemplo, se estivermos trabalhando em algumas novas funcionalidades que melhorarão a experiência de compra do usuário no comércio eletrônico, é importante que essas funcionalidades estejam disponíveis algumas semanas antes da época de compras de Natal e, idealmente, antes da época de compras da Black Friday.
  • Existem algumas datas regulatórias que também não mudam. Alguns exemplos são o prazo de declaração do imposto de renda, o novo layout de Nota Fiscal definido pelo governo, etc.
  • Eventos da empresa. Por exemplo, suponha que sua empresa tenha uma conferência anual para seus clientes todo mês de outubro, uma data perfeita para anunciar novos lançamentos e novos funcionalidades. Idealmente, a equipe de desenvolvimento do produto deve trabalhar para entregar o produto ou funcionalidade antes dessa data.
  • As campanhas de marketing também têm datas definidas para começar. Se esta for uma campanha para anunciar um produto ou funcionalidade, definitivamente precisamos desse produto ou funcionalidade pronto antes da data de lançamento da campanha.

Certamente há mais razões pelas quais um produto ou funcionalidade precisa ser entregue em uma determinada data. Em todos esses casos acima fica claro que existem datas fixas que não podem ser alteradas e precisamos descobrir uma forma de entregar algo antes dessa data fixa.

Por que é tão difícil definir uma data de entrega

Da mesma forma que existem vários motivos que tornam importante ter uma data de entrega definida, também existem muitas razões pelas quais é difícil definir uma data de entrega:

  • A equipe de desenvolvimento de produto é nova ou tem novos membros, então a capacidade de desenvolvimento de produtos ainda não está clara. A equipe precisa trabalhar em conjunto por algum tempo para entender melhor seu ritmo. São os estágios de evolução de time do Tuckman que mencionei no artigo sobre estrutura de time. E também pode haver mudanças na equipe, como pessoas saindo para se juntar a outras equipes ou pessoas mudando de função. Isso também pode afetar a capacidade de definir uma data de entrega, uma vez que a equipe não conhece sua capacidade de desenvolvimento de produtos, e essa capacidade mudará com o tempo à medida que as pessoas da equipe se conhecem e conhecem como trabalhar juntas.
  • Quanto maior o produto ou funcionalidade a ser entregue, mais difícil é estimar uma data de entrega. A equipe pode ser capaz de dividir a funcionalidade ou produto em vários pequenos pedaços o que pode facilitar a estimativa de data de entrega, que pode ser de alguns dias ou semanas. Quanto menor for o que precisa ser desenvolvido, mais fácil será de conseguir maior precisão na estimativa de sua data de entrega. A questão aqui é que, ao dividir o produto ou funcionalidade em pedaços menores, podemos prever melhor o que está mais próximo de ser entregue, mas as coisas que estão mais distantes são mais difíceis de prever uma data de entrega.
  • Mudanças de escopo são outra fonte de atraso e incerteza nas datas de entrega. Se o escopo for aumentado ou, pior ainda, trabalhos não relacionados receberem maior prioridade, a entrega original precisará ser alterada.
  • A dívida técnica pode ser outra fonte de atrasos, especialmente se for uma dívida técnica desconhecida ou não documentada. Quando nos deparamos com uma dívida técnica que nos impeça de entregar uma funcionalidade ou um produto, talvez precisemos gastar um tempo extra para corrigir essa dívida técnica específica, o que certamente gerará atrasos na data de entrega.

Os exemplos acima deixam claro que há uma série de fatores que podem impactar negativamente a data de entrega de um produto ou funcionalidade. Novamente, esta não é uma lista exaustiva. Tenho certeza de que você pode listar mais motivos que afetam nossa capacidade de definir datas de entrega.

Há um artigo muito bom da equipe da Apptio com um diagrama que mapeia muitas coisas que impactam positivamente (verde, como trabalho focado), negativamente (vermelho, como multitarefa) ou positivamente até certo ponto (amarelo, como dívida técnica).

O que afeta a velocidade de desenvolvimento? Fonte: Apptio Blog

A velocidade de desenvolvimento de produtos é um assunto complexo, por isso é tão difícil estimar datas de entrega.

Então o que deveríamos fazer?

Por um lado, as pessoas de negócio estão constantemente pedindo uma data de entrega para um produto ou uma funcionalidade e há boas razões para precisar de uma data de entrega definida. Por outro lado, desenvolvimento do produto é um assunto muito complexo e a equipe tem muitas razões pelas quais definir uma data de entrega é tão difícil. Então o que deveríamos fazer?

O primeiro passo é entender que pessoas de negócios e equipe de desenvolvimento de produtos fazem parte de uma mesma equipe e, como tal, devem ter os mesmos objetivos, focando sempre em atingir os objetivos da empresa e resolvendo um problema para seus usuários. Por esta razão, eles devem trabalhar juntos para alcançar esses objetivos.

O segundo passo é entender que por trás de cada produto ou funcionalidade existe uma expectativa de resultado. Então, quando discutimos sobre a data de entrega de um produto ou funcionalidade, estamos realmente pensando em quando nos beneficiaremos dos resultados esperados que esse produto ou funcionalidade poderá gerar.

O fato é que na maioria das vezes acabamos falando tanto sobre o novo produto ou funcionalidade e sua data de entrega que o resultado esperado passa a ser menos discutido e, consequentemente, acaba sendo esquecido.

Já mencionei que produto e funcionalidades são meios para um fim, e não o objetivo final. São veículos para atingir o objetivo de entregar valor e resultados para os clientes e para a empresa.

Então, em vez de discutir sobre datas de entrega de produtos e funcionalidades, deveríamos discutir sobre datas de entrega de resultados e como podemos chegar a esses resultados até essa data. Às vezes, há um produto ou funcionalidade mais simples de ser construído que nos permitirá alcançar esse resultado mais rapidamente. Às vezes, pode não haver necessidade de construir um produto ou funcionalidade, mas uma mudança em um processo pode gerar os resultados esperados.

Olhando pela perspectiva de data de entrega de resultados, existem duas situações possíveis:

1) se houver alguma data fixa (Natal, Black Friday, evento da empresa, data regulatória, etc.), a data já está dada. E o resultado esperado também. Natal, Black Friday o resultado esperado é mais vendas. Evento da empresa, normalmente o resultado esperado é engajamento, cross sell e/ou up sell. Data regulatória, o resultado esperado é compliance. Com essas informações em mãos devemos nos perguntar o que conseguimos entregar antes da data dada para atingir o resultado esperado?

2) se for algo novo, sem nenhuma data específica, de novo a conversa gira em torno do resultado esperado. Que resultado se espera desse algo novo? Existe alguma expectativa de data para obtermos esse resultado esperado? Ou quanto antes melhor? Com as respostas a essas perguntas acima em mãos devemos nos perguntar o que podemos fazer para atingir esse resultado nesse prazo?

Resumindo

  • A data de entrega é outra fonte de conflito entre os empresários e a equipe de desenvolvimento do produto. Por um lado, os empresários estão constantemente pedindo uma data de entrega para um produto ou um funcionalidade e há boas razões para precisar de uma data de entrega definida. Por outro lado, o desenvolvimento do produto é um assunto muito complexo e a equipe tem muitas razões pelas quais definir uma data de entrega é tão difícil.
  • Para lidar com esse conflito, o primeiro passo é entender que pessoas de negócios e equipe de desenvolvimento de produtos fazem parte de uma mesma equipe e, como tal, devem ter os mesmos objetivos, focando em atingir os objetivos da empresa e resolvendo um problema para seus usuários. Por esta razão, eles devem trabalhar juntos para alcançar esses objetivos.
  • O segundo passo é entender que por trás de cada produto ou funcionalidade existe uma expectativa de resultado. Então, quando discutimos sobre a data de entrega de um produto ou funcionalidade, estamos realmente pensando em quando nos beneficiaremos dos resultados esperados que esse produto ou funcionalidade está definido para gerar.

Coaching em liderança de produtos digitais

Tenho ajudado várias pessoas líderes de produto (heads de produto, tech founders, heads de engenharia) e suas empresas a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.

Gestão de produtos digitais

Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:

1 thought on “Data de entrega é outra fonte de conflito entre negócios e tecnologia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *