Quando definir, revisar e comunicar sua visão e estratégia de produto?

Alguns de meus clientes vêm trazendo a necessidade de discutir os temas de visão de produto, estratégia, estrutura de equipe e OKRs. Não apenas sobre como defini-los, mas também quando defini-los, revisá-los e comunicá-los.

O que são e como defini-los?

Não vou descrever novamente o que são e como defini-los. Em vez disso, fornecerei links para artigos anteriores que fornecem essas informações:

Uma coisa que não deixei claro nesses artigos é a sequência que essas coisas devem ser construídas. Então aqui está, primeiro precisamos definir nossa visão de produto. Sem uma visão clara do produto, ou seja, o que imaginam os que o produto será no futuro, visão essa que todos concordam ser a correta, é muito difícil fazer todo o resto. Com a visão do produto em mãos, podemos trabalhar na definição tanto dos objetivos estratégicos quanto da estrutura da equipe. Essas definições podem ser feitas em paralelo, pois o andamento de uma dá o insumo para a definição da outra e vice-versa. Com os objetivos estratégicos e a estrutura da equipe definidos, é hora de definir os OKRs, que serão definidos pelas equipes que agora sabem quais são os objetivos estratégicos que precisam alcançar. Em uma imagem:

Processo para definir visão, estratégia, estrutura e OKRs.

Quando definir, revisar e comunicar?

A imagem acima já dá algumas pistas sobre quando revisar OKRs e objetivos estratégicos, mas na tabela abaixo eu entro em mais detalhes sobre quando definir, revisar e comunicar sua visão de produto, estratégia, estrutura de time e OKRs. Tenho refinado esse processo desde a Locaweb e tenho aconselhado meus clientes a adotar uma abordagem semelhante.

Quando definir, revisar e comunicar sua visão de produto, estratégia, estrutura de equipe e OKRs.

Esse é o processo que uso sempre que me junto a uma nova empresa, seja full-time, seja em um trabalho de advisoring.

Resumindo

  • Já falei bastante sobre visão de produto, estratégia, estrutura de equipe e OKRs, sobre o que são e como defini-los.
  • Uma coisa que não deixei claro nesses artigos anteriores é a sequência que essas coisas devem ser construídas. Então aqui está, primeiro precisamos definir nossa visão de produto. Com a visão do produto em mãos, podemos trabalhar na definição tanto dos objetivos estratégicos quanto da estrutura da equipe. Com os objetivos estratégicos e a estrutura da equipe definidos, é hora de definir os OKRs, que são definidos pelas equipes que agora sabem quais são os objetivos estratégicos que precisam alcançar. A imagem no artigo resume melhor do que este parágrafo.
  • A outra coisa que não deixei claro nesses artigos é quando definir, revisar e comunicar sua visão de produto, estratégia, estrutura de equipe e OKRs. Novamente, a imagem no artigo tem uma tabela que resume melhor do que qualquer parágrafo que eu pudesse escrever, então não vou fazer o resumo aqui. (=

Mentoria de líderes de produto

Tenho ajudado líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.

Gestão de produtos digitais

Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:

Leave a Reply

Your email address will not be published.