Como transformar um time de funcionalidades em um time de produto?

Depois de ler meu último artigo sobre as diferenças entre uma equipe de funcionalidades e uma equipe de produto, podemos perceber o quanto uma equipe de produto é valiosa e nos perguntamos o que precisamos fazer para transformar uma equipe de funcionalidades em uma equipe de produto. Bem, esse é o tema deste artigo! \o/

Nem toda equipe de funcionalidade está preparada ou disposta a se transformar em uma equipe de produto

Uma equipe de produto recebe um problema para resolver e um resultado para alcançar. A equipe tem total autonomia para decidir como resolver o problema e alcançar o resultado e é incentivada a o fazer o mais rápido possível. Idealmente, a equipe também tem autonomia para definir qual problema resolver e qual resultado alcançar.

As equipes de produto precisam alcançar resultados, não apenas entregar produtos e funcionalidades. Os produtos e funcionalidades que eles entregam são meios para gerar resultados para a empresa proprietária do produto e solucionar um problema ou suprir uma necessidade da cliente. Esse resultado para a empresa pode ser mais receita, redução de custos, aumento do engajamento do cliente, etc.

Algumas equipes e pessoas não estão dispostas a se preocupar com os resultados do negócio. Eles preferem que lhes digam o que entregar e trabalham para entregar o que foi pedido. Nesse caso, eles devem procurar por empresas onde receber instruções sobre o que fazer seja a prática comum. Contudo, tenho notado que o número de locais trabalhando dessa forma está diminuindo e em breve será difícil encontrar empresas assim, da mesma forma que hoje é muito difícil encontrar locais onde o Waterfall seja o processo de desenvolvimento de software preferido.

Algumas equipes e pessoas podem estar dispostas a se preocupar com os resultados de negócios, mas não estão equipadas com o conhecimento necessário para entender o negócio. Essas pessoas precisam ser educadas sobre como o negócio funciona para que possam criar maneiras de impactar o negócio por meio da tecnologia.

A equipe de funcionalidades está pronta para se transformar em uma equipe de produto

Ok, então você acredita que o time de funcionalidades está pronto para se tornar um time de produto, ou seja, o time de funcionalidade não só está disposto a se tornar um time de produto como também tem o entendimento de negócio necessário para impactá-lo com tecnologia. Então é hora de trabalhar na transição da equipe de funcionalidades para uma equipe de produto.

Essa transição deve ser considerada sob duas perspectivas:

  • pessoas de negócio: sempre que as pessoas de negócio trazem novas solicitações para uma equipe de produto, elas precisam trazer essas solicitações no formato de problemas a serem resolvidos e resultados a serem alcançados. Devem abster-se de trazer soluções ou, caso tragam uma solução, deixar claro que se trata de uma hipótese de solução, não de uma solicitação de implementação de solução, e o time de produto tem total autonomia para levantar outras hipóteses de solução a serem testadas. É normal que as pessoas da empresa participem da descoberta da solução, mas a contribuição deve vir sempre na forma de colaboração, não de imposição.
  • time de produto: o time de produto precisa ser proativo para impactar o negócio. Sempre que o time for solicitada a implementar uma determinada solução, o time deve perguntar qual é o problema que estamos tentando resolver com essa solução solicitada e quais são os resultados esperados. Se a pessoa que está perguntando (pessoa de negócios, gerente, C-level, founder) não estiver disposta a responder, explique a ela que se o time de produto souber o problema a ser resolvido e o resultado a ser alcançado, o time poderá descobrir soluções que podem ser mais rápidas de implementar.

E se as pessoas de negócios disserem que a equipe só deve implementar o que foi pedido?

Em alguns casos, pode acontecer que as pessoas de negócio não estejam dispostos a dizer qual o problema a ser resolvido e o resultado a ser alcançado. Eles podem simplesmente dizer que sabem o que estão pedindo e que a equipe deve se focar em implementar o que foi pedido. Nesse caso, minha recomendação é que as pessoas do time de produto procurem outro lugar para trabalhar, a menos que estejam dispostos a trabalhar como time de funcionalidades.

Um time de produto sempre recebe problemas para resolver e resultados para alcançar. A equipe tem total autonomia para descobrir formas de resolver o problema e chegar ao resultado o mais rápido possível. Essa autonomia é necessária porque a equipe de produto possui o conhecimento e a experiência em tecnologia e em desenvolvimento de produtos digitais necessários para chegar às melhores soluções.

Idealmente, o time de produto também tem autonomia para definir qual problema resolver e qual resultado alcançar. Esse é o estágio maior de maturidade de um time de produto. Nesta etapa, o time entende muito sobre o negócio para definir, com contribuições das pessoas negócios, em quais problemas focar e quais resultados alcançar.

Resumindo

  • Nem todas os times de funcionalidades estão preparados ou dispostos a se transformar em time de produto. Se não estiver pronto, precisamos educá-los sobre como funciona o negócio para que possam criar maneiras de impactar o negócio por meio da tecnologia. Se não estiver disposto, provavelmente precisamos mudar o time para ter pessoas que queiram entregar resultados para o negócio.
  • Para fazer a transição, tanto as pessoas de negócio quanto as pessoas do time de produto precisam colaborar. As pessoas de negócios devem abster-se de trazer soluções a serem implementadas e devem trazer problemas a serem resolvidos e resultados a serem alcançados. As pessoas do time de produto devem sempre perguntar qual é o problema a ser resolvido e o resultado a ser alcançado sempre que forem solicitadas a implementar algo.
  • Em alguns casos, pode acontecer que as pessoas de negócio não estejam dispostos a dizer qual o problema a ser resolvido e o resultado a ser alcançado. Eles podem simplesmente dizer que sabem o que estão pedindo e que o time deve implementar o que está sendo pedido. Nesse caso, minha recomendação é que as pessoas do time de produto procurem outro lugar para trabalhar, a menos que estejam disposto a trabalhar como time de funcionalidade.
  • Idealmente, o time de produto também tem autonomia para definir qual problema resolver e qual resultado alcançar. Esse é o estágio de maior maturidade de um time de produto. Nesta etapa, o time entende muito sobre o negócio para definir, com contribuições das pessoas de negócio, em quais problemas focar e quais resultados alcançar.
  • Essa autonomia é necessária porque o time de produto possui o conhecimento e a experiência em tecnologia e desenvolvimento de produtos digitais necessários para chegar às melhores soluções.

Educação, treinamento e aconselhamento em gestão de produtos digitais

Tenho ajudado empresas a conectar negócios e tecnologia por meio de educação, treinamento e aconselhamento em gestão e desenvolvimento de produtos digitais. Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.

Newsletter

Escrevo reguIarmente sobre gestão de produtos, desenvolvimento de produtos, liderança de produtos digitais e transformação digital. Vc pode receber uma notificação por email sempre que eu publicar algo novo, sem depender dos algoritmos de notificação de redes sociais. Basta assinar minha newsletter.

Gestão de produtos digitais

Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *