
Este artigo é um trecho do livro “Transformação digital e cultura de produto: Como colocar a tecnologia no centro da estratégia da sua empresa”.
Bruce Tuckman, um pesquisador americano sobre dinâmica de grupos, propôs em 1965 quatro estágios pelos quais um grupo de pessoas que começam a trabalhar juntas passa e como esses estágios impactam na eficácia desse grupo.
Os quatro estágios de Tuckman para a formação de times são:
Não há uma melhor forma de se estruturar um time de produto. Há aquela que faz mais sentido para a estratégia e os objetivos definidos para atingir a visão de produto. Por isso, a estrutura de time não é escrita em pedra. Se houver necessidade, por mudança de objetivos ou de estratégia, pode fazer sentido mudar a estrutura do time. Contudo, não recomendo fazer isso com muita frequência, devido ao tempo necessário para um time recém-formado passar pelos estágios de Tuckman. Já ouvi pessoas comentando que trabalham em empresas que mudam a estrutura de time de desenvolvimento de produtos a cada 3 ou 6 meses. Não é tempo suficiente para passar pelos estágios de Tuckman.
Na imagem a seguir, apresento um exemplo da vida real. Um de meus clientes começou a contratar novas pessoas ao longo do primeiro trimestre e de um pedaço do segundo trimestre. O time ficou do tamanho desejado e na estrutura desejada no final do segundo trimestre. Nesta imagem, dá para ver claramente que o terceiro trimestre foi o momento de ajustes (o storming do modelo de Tuckman), para, no quarto trimestre, o time normatizar e começar a performar.
Esse artigo é mais um trecho do meu livro mais recente “Transformação digital e cultura de produto: Como colocar a tecnologia no centro da estratégia da sua empresa“, que vou também disponibilizar aqui no blog. Até o momento, já publiquei por aqui:
Ajudo empresas e lideranças (CPOs, heads de produto, CTOs, CEOs, tech founders e heads de transformação digital) a conectar negócios e tecnologia por meio de treinamentos e consultoria focados em gestão de produtos e transformação digital.
Na Gyaco, acreditamos no poder das conversas para promover reflexão e aprendizado. Por isso, temos dois podcasts que exploram o universo de gestão de produtos por ângulos diferentes:
Você trabalha com produtos digitais? Quer aumentar as chances de sucesso do seu produto, resolver os problemas das usuárias e atingir os objetivos da empresa? Conheça meus livros, onde compartilho o que aprendi ao longo de mais de 30 anos criando e gerenciando produtos digitais:
