Conclusão

Após esse resumão, chegamos ao final do livro Liderança de produtos digitais: A ciência e a arte da gestão de times de produto. Procurei documentar nesse livro o que tenho aprendido ao longo da minha carreira na esperança de ajudar outras pessoas a conhecerem mais sobre como liderar o desenvolvimento de produtos digitais.

Ao longo dos meus 30 anos de carreira, tenho experimentado diferentes formas de ajudar times de desenvolvimento de produto a atingirem seus objetivos, ou seja, a conseguirem criar e evoluir produtos de sucesso. Tenho ajudado não só os times que liderei diretamente, como times de outras empresas para quem presto serviço de advisoring. Todas essas experiências me proporcionaram um campo muito fértil para experimentações e aprendizados.

Há outras formas de se liderar times de produtos, e algumas podem inclusive ter pontos de discordância com o que apresentei aqui no livro. Contudo, não existe uma única forma de se fazer as coisas e o fato de elas serem diferentes ou até mesmo discordantes não significa que alguma delas é errada. Quer dizer apenas que são diferentes e cabe a cada um de nós encontrar a forma que mais faça sentido para o desafio de liderança que encontrarmos.

O mais importante é que compartilhemos nossos aprendizados, mesmo que discordantes, para podermos sempre evoluir essa disciplina tão nova que é o desenvolvimento de produtos digitais. Não faz nem 100 anos que essa ciência começou, somos um recém-nascido se comparados à matemática, engenharia, medicina, astronomia e tantas outras ciências que existem há milênios.

Vamos continuar a conversa?

O fato de estarmos na 1ª infância do desenvolvimento de produtos digitais significa que há muito ainda para aprender e experimentar. Esses aprendizados e experimentações precisam ser compartilhados para ajudar outras pessoas a conhecerem mais, experimentarem, concordarem e discordarem para que possamos fazer a arte e a ciência de liderar produtos digitais evoluir cada vez mais para produzir produtos cada vez melhores e mais úteis.

Eu vou continuar compartilhando em http://gyaco.com. Incentivo você a também compartilhar sua experiência e seus aprendizados sobre liderança de desenvolvimento de produtos digitais! Estou ansioso para aprender mais!

Liderança de produtos digitais

Este artigo faz parte do meu mais novo livro, Liderança de produtos digitais: A ciência e a arte da gestão de times de produto, onde falo sobre conceitos, princípios e ferramentas que podem ser úteis para quem é head de produto, para quem quer ser, para quem é liderado por ou para quem tem uma pessoa nesse papel na empresa. Você também pode se interessar pelos meus outros dois livros:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *