Qual a diferença entre produto e projeto?

Já escrevi sobre a diferença entre gerenciamento de produtos e gerenciamento de projetos, mas acredito que há espaço para aprofundar um pouco mais as diferenças entre produto e projeto. Então, uma rápida lembrança das definições de produto e projeto:

Projeto

Um projeto em negócios e ciência geralmente é definido como um empreendimento colaborativo, muitas vezes envolvendo pesquisa ou design, que é cuidadosamente projetado para atingir um objetivo específico.

Fonte: Wikipédia

Produto

O termo produto é definido como “algo produzido por trabalho ou esforço” ou como “o resultado de um ato ou processo” e tem sua origem no verbo latino produzir(re), ‘fazer existir’.

Fonte: Wikipédia

Ou seja, enquanto o projeto é um processo com início e fim; o produto é o resultado de um processo.

Diferenças de produto e projeto

As definições acima podem ser expandidas para ajudar a entender um pouco mais as diferenças:

  • Enquanto em um projeto focamos na entrega com um caminho bem definido, em um produto focamos no resultado com objetivos bem definidos.
  • Enquanto em um projeto temos um escopo claramente definido durante o planejamento, em um produto usamos testes e validação de ideias para definir os próximos passos.
  • Enquanto uma abordagem de projeto pode funcionar em situações previsíveis, uma abordagem de produto é útil em contextos mais voláteis.
  • Enquanto um projeto tem um fim claro e bem definido, um produto não é desenhado para ter um fim em um futuro previsível.

Para nos ajudar a entender melhor essas diferenças, darei um exemplo do mundo da tecnologia e duas analogias do nosso dia a dia.

  • Na Locaweb, desde o início até por volta de 2007, utilizávamos serviços de Data Center de terceiros para hospedar todos os nossos serviços. À medida que crescemos, fez mais sentido construir nosso próprio data center e mover nossos servidores para esse novo data center, onde tínhamos melhor controle e custos reduzidos. Construir o próprio data center da Locaweb e mover todos os servidores para este data center pode ser facilmente identificado como projetos. Por outro lado, todos os serviços da Locaweb (Hospedagem, E-mail, eCommerce, etc.) podem e devem ser gerenciados como produtos. Até o data center, depois de pronto, foi (e é) gerenciado como um produto.

E agora as duas analogias do nosso dia a dia para ajudar a ilustrar a diferença entre projeto e produto::

  • A construção de um novo prédio de apartamentos é tipicamente um projeto, incluindo todo o planejamento necessário não apenas para construir o prédio, mas também para vender todas as suas unidades de apartamentos. Por outro lado, assim que o prédio está pronto para uso e as famílias se mudam para seus novos apartamentos, chega uma fase em que podemos fazer a analogia do prédio como um produto: manutenção do apartamento, administração do condomínio, aluguel, aquisição.
  • Quando duas pessoas se casam, também é fácil ver um projeto e um produto. A cerimônia de casamento, festa, lua de mel, morar juntos, todos esses eventos devem ser gerenciados como projetos. Por outro lado, o seu dia-a-dia com seu parceiro de casamento, morar junto, formar uma família, ter filhos, netos podem ser vistos como um produto.

Jogos finitos e infinitos

Simon Sinek, autor de “Start with Why” e “Leaders Eat Last”, lançou em 2019 um livro muito interessante chamado “The Infinite Game” onde construiu em cima do argumento do clássico livro “Finite and Infinite Games”, de James P. Carse, um acadêmico americano que foi professor emérito de história e literatura da religião na Universidade de Nova York. Em seu livro, Carse explica que enquanto um jogo finito tem um fim e um vencedor claro, como esportes, política e guerra, jogos infinitos, como nossa vida, cidades, países, carreira, são aquelas atividades que não têm um fim claro e definido. e não necessariamente um vencedor. De acordo com Carse:

Um jogo finito é jogado com o propósito de ganhar, um jogo infinito com o propósito de continuar o jogo.

Sinek “começou a ver que muitas das lutas que as organizações enfrentam existem simplesmente porque seus líderes estavam jogando com uma mentalidade finita em um jogo que não tem fim. organizações mais inspiradoras.”

É fácil ver que projetos são jogos finitos enquanto produtos são jogos infinitos.

Quando me perguntam sobre a diferença entre um projeto e um produto, tenho usado as duas analogias acima, prédio de apartamentos e casamento para ajudar a ilustrar esses conceitos, com bom feedback. Espero que agora que consegui escrever esses conceitos e analogias, eles possam ajudar mais pessoas.

Gestão de produtos digitais

Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:

Mentoria e aconselhamento em desenvolvimento de produtos digitais

Tenha ajudado várias empresas a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.