Lidamos com o dinheiro de nossos clientes, não podemos errar

Quando falo sobre entregas antecipadas e frequentes, prática comum de times de produto bem-sucedidos, durante treinamentos in-company ou palestras in-company, algumas pessoas mencionam que seus negócios são muito arriscados e não têm espaço para erros. Por exemplo, um banco que trabalha com o dinheiro dos clientes ou um hospital que cuida da saúde de seus pacientes. Dizem que erro não é aceitável e, por isso, não podem lançar um produto incompleto. Eles precisam lançar um produto completo que tenha todos as funcionalidades mínimas necessárias. Algumas pessoas até dizem

“É fácil para uma startup, sem clientes, lançar a primeira versão mínima (e constrangedora) de seu produto e evoluir a partir daí. Somos uma grande empresa, temos centenas de milhares de clientes, não podemos cometer erros.”

E eles estão certos, cometer erros na frente de milhares de clientes não é um comportamento sábio.

Hack: alfa, beta e go-live

Por esse motivo, decidi usar o que chamo de hack para promover e fortalecer a cultura de produtos digitais. Uso a terminologia alfa, beta e go-live para explicar em que estágio um produto ou funcionalidade está. No estágio alfa, o produto pode não funcionar corretamente. Se estiver em alfa, deve ser oferecido apenas para os clientes que entendem os problemas e eventuais erros do uso de um novo produto e podem lidar com esses problemas e erros sem maiores dificuldades. Portanto, a quantidade de clientes na fase alfa será pequena, no máximo uns 5, não mais do que isso. No estágio beta, os principais problemas do produto são corrigidos, mas os erros ainda podem ocorrer e a experiência do usuário pode e vai melhorar. Nesta fase, é possível oferecer o produto ou funcionalidade a dezenas de clientes. Depois, quando todos os erros conhecidos forem corrigidos e a experiência do usuário estiver funcionando corretamente, é hora de mover o produto para o estágio de go-live, onde o produto pode ser oferecido a todos os clientes existentes e em potencial. Isso certamente ajuda as equipes de vendas e de suporte ao cliente a entenderem o ciclo de lançamento de novas funcionalidades e novos produtos e em que estágio está o produto ou a funcionalidade.

Uso o slide abaixo para apresentar essa terminologia para a empresa. Fique à vontade para utilizar na sua empresa. Esse slide foi criado pelo meu bom amigo Luis Figueira:

Slide explicando a terminologia alfa, beta e go-live

Workshop para Criação da Visão e Estratégia do seu Produto

Sem a clareza da visão e da estratégia de seu produto é muito difícil, ou mesmo impossível, gerenciar seu produto. Como decidir onde colocar seu foco e energia? O que deixar para depois? Como mostrar para os stakeholders o que você pretende fazer com o produto? Como ter argumentos para dizer não para pedidos de novas funcionalidades em seu produto?

É por isso que criei o Wotrkshop para Criação da Visão e Estratégia de seu Produto. As vagas são muito limitadas e a próximo turma semana que vem, então garanta já a sua!

Educação, treinamento e aconselhamento em gestão de produtos digitais

Tenho ajudado empresas a conectar negócios e tecnologia por meio de educação, treinamento e aconselhamento em gestão e desenvolvimento de produtos digitais. Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.

Newsletter

Escrevo reguIarmente sobre gestão de produtos, desenvolvimento de produtos, liderança de produtos digitais e transformação digital. Vc pode receber uma notificação por email sempre que eu publicar algo novo, sem depender dos algoritmos de notificação de redes sociais. Basta assinar minha newsletter:Email

Gestão de produtos digitais

Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *