Apenas 7% das empresas tem times de liderança com experiência digital

Essa é uma das descobertas de um estudo feito por pesquisadoresdo CISR (Center for Information Systems Research) do MIT Sloan e publicado na edição da primavera de 2021 do MIT Sloan Management Review. O estudo foi feito com quase 17 mil executivos de 1.984 grandes empresas globais. Entre as empresas estudadas, o tamanho médio da equipe de liderança tem nove membros. No geral, apenas 17% dos membros individuais da equipe são experientes digitalmente.

Eles definem ser digitalmente experiente como ter uma compreensão, desenvolvida por meio da experiência e de educação, do impacto que as tecnologias emergentes têm no sucesso dos negócios.

Outras descobertas interessantes:

  • CIOs e CTOs são os executivos mais experientes digitalmente. Mas apenas cerca de 45% são digitalmente experientes.
  • Em termos de CEOs, COOs e heads de marketing, cerca de 23% deles são digitalmente experientes.
  • Executivos de vendas e CFOs têm 12% de conhecimento digital.
  • Em termos de indústrias, no topo, com 30% de executivos com experiência digital, temos mídia, software e telecomunicações.
  • Na base (1% de executivos com experiência digital): construção; artes, entretenimento e recreação; e agricultura, silvicultura, pesca e caça.
  • No meio (12% digitalmente experiente): finanças e seguros.

Por que isso importa?

De acordo com o estudo, ter um C-level digitalmente experiente impacta diretamente no resultado. Por exemplo, uma CEO com experiência digital junto com uma CFO com experiência digital que, em vez de atuar como um gatekeeper, pode ajudar a identificar quais investimentos digitais têm potencial para promover um desempenho inovador estão associados a um aumento de 6,7 pp no ​​crescimento da receita.

Neste estudo, os autores compararam o desempenho das 25% melhores equipes de liderança digitalmente experientes com os 25% inferiores, e as diferenças são impressionantes:

25% das equipes de liderança com maior experiência digital25% das equipes de liderança com menor experiência digital
% da receita de novos produtos lançados nos últimos três anos59%18%
% das receitas provenientas de cross-sell53%15%
Mudou da orientação de comando e controle para uma orientação de orientação e comunicação83%28%
Ter as pessoas se sentindo responsáveis pelos resultados gerados85%41%
Incentiva a inovação85%30%

Um chamado para todo o pessoal de produto e líderes de produto

Acredito que é nossa responsabilidade como pessoas de produto e líderes de produto ajudar a mudar isso. As pessoas de produto são digitalmente experiente, com uma compreensão profunda, desenvolvida por meio de experiência e educação, do impacto que as tecnologias emergentes têm no sucesso dos negócios.

No período em que liderei a transformação digital na Lopes, a maior imobiliária do Brasil, entre 2020 e 2022, uma coisa que ficou clara para mim é que precisávamos fazer a conexão entre negócios e tecnologia para que a empresa pudesse aproveitar ao máximo seu investimento em tecnologia.

Para ajudar a preencher essa lacuna, criei o conceito de digital drops e business drops. Todos os meses tínhamos dois momentos importantes na empresa:

  • Business Drops na Lopes Labs All-Hands: Lopes Labs é o nome da equipe de tecnologia e inovação que liderei na Lopes. Durante nosso All-Hands nossa equipe se reunia por cerca de 2 horas para comemorarmos nossos resultados, compartilharmos aprendizados e recebermos novos membros. Sempre separávamos cerca de 20 minutos para que as pessoas de negócio pudessem falar sobre suas áreas e conscientizar a equipe do Lopes Labs. Alguns exemplos dos tópicos que abordamos são Jornada do Corretor, O que é consórcio?, CrediPronto, LGPD e compliance, Mercado primário, Mercado secundário, franquias e Rede Lopes, O que é ser um companhia de capital aberto (RI), Organograma da Lopes, Comissões, Institucional, história e unidades de negócio, Update sobre o mercado imobiliário.
  • Digital Drops no Lopes Labs Update: todo mês reuníamos toda a empresa por uma hora para mostrar os resultados e conquistas recentes do Lopes Labs. Entre 5 a 10 minutos desta reunião eram dedicados ao compartilhamento de algum tema sobre desenvolvimento e gestão de produtos digitais. Abaixo estão alguns exemplos dos tópicos que abordamos:
Exemplo dos Digital Drops do Lopes Labs

Novidade: novo treinamento público sobre visão e estratégia

É por isso que estou lançando meu primeiro treinamento aberto ao público, para ajudar os líderes de produto a criarem a visão e estratégia de seus produtos. Na verdade, neste treinamento vamos fazer isso juntos. As vagas são muito limitadas, então garanta já a sua! Com 30% de desconto!

Educação, treinamento e aconselhamento em gestão de produtos digitais

Tenho ajudado empresas a conectar negócios e tecnologia por meio de educação, treinamento e aconselhamento em gestão e desenvolvimento de produtos digitais. Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.

Newsletter

Escrevo reguIarmente sobre gestão de produtos, desenvolvimento de produtos, liderança de produtos digitais e transformação digital. Vc pode receber uma notificação por email sempre que eu publicar algo novo, sem depender dos algoritmos de notificação de redes sociais. Basta assinar minha newsletter.

Gestão de produtos digitais

Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *